Apresentação

A Embrapa Cerrados, localizada em Planaltina-DF, é uma unidade de pesquisa ecorregional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).  Sua missão é “gerar e viabilizar soluções por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade do Bioma Cerrado, atendendo às necessidades da sociedade brasileira”.

Desde sua criação, em 1975, tem se dedicado a atender às necessidades do País e às expectativas da sociedade na geração de conhecimento e tecnologia que possibilitem a ocupação racional do Cerrado. Nos seus 36 anos de existência, tem desenvolvido e coordenado inúmeras pesquisas para avaliar os recursos naturais e socioeconômicos da região, bem como seu potencial de aproveitamento e estratégias de uso, visando à geração de conhecimento que assegure a qualidade ambiental sustentável do bioma, e de tecnologias apropriadas a diferentes sistemas de produção, validadas e disponibilizadas para difusão junto a pequenos, médios e grandes produtores rurais que atuam na região.

Considerado o segundo maior bioma do País, o Cerrado apresentou nas últimas quatro décadas, um desenvolvimento agrícola excepcional tornando-se referência no cenário econômico nacional e internacional. Até meados de 1970, a econômica nos seus domínios baseava-se nas atividades de criação extensiva de gado, de cultivo de arroz, de produção de carvão vegetal e extração de madeira. Contudo, a partir de 1975 a Embrapa Cerrados vem contribuindo eficazmente para a incorporação de terras antes consideradas impróprias para a exploração agrícola em sistemas modernos de produção de alimentos.

O Cerrado possui 139 milhões de hectares de terras aráveis dos quais,  54 milhões estão sob pastagens cultivadas; 21,6 milhões sob culturas agrícolas, sendo 85% com cultivos anuais e 15% com cultivos perenes; e 3,4 milhões com áreas reflorestadas. Na safra 2009/2010, a região foi responsável por 54% da produção nacional de soja, 95% da produção de algodão e 23% da produção de café. Na pecuária, estão 41% dos 190 milhões de bovinos do rebanho nacional, responsáveis por 55% da produção nacional de carne e 41% da produção de leite.

Com base nesses dados, é possível afirmar que a estratégia de uso racional do Cerrado foi um dos grandes feitos na área agrícola dos trópicos no século XX e pode ser considerada como uma opção a ser seguida em outras regiões em vias de desenvolvimento no mundo, especialmente, na América do Sul e na África onde ocorrem ecossistemas similares aos do Cerrado.

A equipe técnico-científica da Embrapa Cerrados é composta de 97 pesquisadores, dos quais 78 com doutorado e 19 com mestrado, além de 74 analistas. Para dar suporte às atividades de pesquisa e desenvolvimento, conta com uma equipe de 237 assistentes.

A área experimental da Embrapa Cerrados é de 2.130 hectares, incluindo 700 ha de reservas ecológicas permanentes, dividida em sete áreas distintas que contêm 10 tipos fitofisionômicos de Cerrado. A área  construída é de 60.000 m², incluindo 19 laboratórios, 8 casas de vegetação, viveiro e unidade de beneficiamento de sementes.