SUBMISSÃO DE TRABALHOS

CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
IX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO (IX CSBSP)
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
PERIODO: 26 A 28 DE JUNHO DE 2012
LOCAL: BRASILIA – DF



A Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção (SBSP) é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 03 de junho de 1993. Tem como objetivo promover o intercâmbio científico entre seus representantes (profissionais de diversas áreas atuando na extensão, pesquisa e ensino agropecuários), estabelecendo um debate crítico sobre a aplicação do enfoque sistêmico ao estudo e à transformação da atividade agropecuária e do desenvolvimento rural e particularmente o desenvolvimento da Agricultura Familiar.
O IX Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção (IX CSBSP) tem como objetivos:
•    Debater práticas e experiências de pesquisa e ações de apoio ao desenvolvimento, com base no enfoque sistêmico na agricultura familiar, e sua relação com a melhoria da qualidade de vida desses agricultores e a redução da pobreza.
•    Fomentar o debate sobre as práticas e as experiências com o uso do enfoque sistêmico na agricultura familiar e sua contribuição para a apropriação/avaliação de políticas públicas, visando o desenvolvimento.
•    Intercambiar experiências e práticas sobre uso do enfoque sistêmico para o apoio à sustentabilidade da agricultura familiar.
•    Sistematizar e organizar as experiências debatidas no Congresso.
•    Divulgar o conhecimento científico sobre os temas abordados no Congresso.

O IX CSBSP será estruturado em torno de quatro eixos articulados: enfoque sistêmico, agricultura familiar, políticas públicas e redução da pobreza. Será organizado a partir de dois momentos de debates, denominados “Diálogos”, visando à reflexão sobre experiências práticas e contribuições teóricas articuladas com os objetivos do Congresso:
•Diálogo 1: Abordagem sistêmica em processos de inovação técnica e social com a agricultura familiar: relações com o desenvolvimento rural e redução da pobreza.
•Diálogo 2: Políticas públicas, agricultura familiar e redução da pobreza: apropriações e avaliações.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Os Trabalhos a serem apresentados no IX CSBSP deverão ser submetidos, opcionalmente, na forma de Resumos Expandidos e Artigos Completos a serem enviados para o e-mail ixcongressosbsp@cpac.embrapa.br, e usando as especificações e normas abaixo:
1-    Prazo para envio de Resumo e Artigo completo: 31 de março de 2012.
2-    A apresentação dos trabalhos deverá ser oral. Os trabalhos deverão ser inscritos em um dos seguintes Grupos de Diálogos (GD):
•GD1: Abordagem sistêmica em processos de inovação técnica e social com a agricultura familiar: relações com o desenvolvimento rural e redução da pobreza.
•GD2: Políticas públicas, agricultura familiar e redução da pobreza: apropriações e avaliações.
3-    Será aceito o envio de Resumo Expandido e Artigo Completo, antes do pagamento da taxa de inscrição. No entanto, eles serão incluídos nos Anais apenas após a confirmação do pagamento da inscrição.
4-    O pagamento da taxa de inscrição, por ocasião do encaminhamento do trabalho, dá direito à participação no Congresso de apenas um dos autores. Os demais autores, para participarem do evento, também deverão pagar a taxa de inscrição.


NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS
1.    Trabalhos já apresentados em outros congressos não serão aceitos
2.    Os trabalhos apresentados no IX CBSP deverão obedecer ao seguinte formato:
a.    Resumo Expandido: máximo 4 páginas
b.    Artigos Completos: máximo de 25 páginas
3.    Convenções, unidades, símbolos, abreviaturas e siglas:
a.    Adotar códigos de nomenclatura aceitos internacionalmente; nomes científicos e palavras estrangeiras deverão vir em itálico.
b.    Separar os valores de sua unidade de medida por espaço (50 kg e não 50kg) e usar barra diagonal direita (/) em vez de expoente negativo (50 kg/ha e não 50 kg.ha-1).
c.    Usar nome por extenso para números menores que 10 (oito e não 8), exceto no caso de médias exatas, séries de quantidade e números usados em apresentações estatísticas.
d.    Seguir o Sistema Estatístico do IBGE para a grafia de números. Nesse sistema, o milhar é sempre separado por ponto (ex. 5.920 e não 5920) e a parte decimal é separada da inteira por vírgula (ex. 144,3).

4.    Limites: Cada autor pode inscrever, no máximo, um trabalho como” primeiro autor”

5.    Estrutura do Artigo: Os artigos científicos devem conter:
a.    Título: Deve ser preciso e informativo.
b.    Autores: Deverão ser listados os nomes completos, graduação, pós graduação, instituição e e-mail. Para o autor principal logo após a instituição, deverá ser acrescentado o endereço.
c.    Resumo e Abstract: Devem ser apresentados após o título e os nomes dos autores. Devem ser redigidos de forma direta, com no máximo 300 palavras. O abstract deve ser precedido por título em inglês.
d.    Palavras-chave: No máximo seis, em ordem alfabética, no idioma português. O abstract do Trabalho Completo deve ser seguido por, no máximo, seis palavras-chave (Keywords), em ordem alfabética.
e.    Corpo do Texto: Os trabalhos, tanto em pôster quanto na forma oral, devem ser apresentados contemplando os seguintes itens: Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Conclusões e Referências Bibliográficas.
f.    Formatação: Fonte: Times New Roman, 12; Distância entre linhas: 1,5; Margens: superior e inferior 2,5 cm, direita e esquerda 3,0 cm; Tamanho do Papel: A 4.

6.    Formas de Apresentação:
a.    Os trabalhos encaminhados ao IX Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção serão avaliados pela Comissão Técnico-científica e professores, consultores técnicos e pesquisadores convidados. A revisão ortográfica e gramatical é de estrita responsabilidade do(s) autor(es). Todos os trabalhos aprovados pela Comissão serão publicados nos Anais do Congresso.
b.    Sessões orais: O autor terá 20 minutos para apresentação do trabalho e 10 minutos para debate.