PLANO DE AÇÃO 1

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Plano de Ação 1 - GESTÃO DO PROJETO ETAPA II Passitec.
Início: Dezembro 2012
Termino: Dezembro 2017
Pesquisador responsável: Ana Maria Costa – CPAC

Descrição:

     O plano de ação de Gestão (PA1) coordenará as ações do projeto com foco na integração das equipes com a finalidade de otimização de esforços, geração e organização de resultados e informações. A gestão do projeto será feita por um comitê gestor composto pelo líder da proposta, responsáveis por atividades no plano de ação gerencial e pelos responsáveis dos demais planos de ação. As atividades de cada plano de ação serão coordenadas pelo responsável direto e os coordenadores do plano de gestão farão o acompanhamento para garantir as condições técnico-financeiras para a execução das mesmas. Serão realizadas reuniões técnicas ao longo da execução do projeto, aproveitando, sempre que possível em eventos científicos nacionais como o Congresso Brasileiro de Fruticultura e Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos entre outros. Também serão realizadas reuniões de acompanhamento in loco das pesquisas nas unidades da Embrapa e parceiros. Tais reuniões facilitarão a acompanhamento, favorecerão o fluxo de informações, auxiliarão na motivação e compromisso das equipes com as tarefas a serem realizadas. Os relatórios técnicos serão preparados destacando os resultados obtidos em cada plano de ação e os veículos de divulgação dos mesmos. Aspectos administrativos e financeiros também serão abordados nos relatórios que serão disponibilizados na sub-comunidade na CATIR. Os resultados finais deverão ser apresentados ao público alvo em dias de campo, nas reuniões setoriais e nos congressos científicos.

Objetivo:

     Coordenar, integrar e viabilizar todas as atividades do projeto para alcance das metas do projeto.

Atividades:

1. Acompanhamento das atividades de cada plano de ação por meio de reuniões técnicas– Ana Costa – CPAC.
     O andamento das atividades de cada plano de ação será acompanhado por meio de reuniões técnicas presenciais, por telefone, chat, fóruns e por e-mail. No caso das reuniões técnicas presenciais serão aproveitadas oportunidades em eventos científicos realizados ao longo dos anos de duração do projeto sempre que possível.

2. Elaboração de relatórios técnicos e gerenciamento de recursos – Ana Costa – CPAC.
     Relatórios técnicos semestrais serão elaborados e apresentados à EMBRAPA (DPD) e quando necessário às instituições participantes externas e órgãos regulatórios. Para garantir o cumprimento de todas as metas do projeto, além do acompanhamento de todas as atividades previstas, será feito um gerenciamento dos recursos e compras de material para as parcerias externas. Serão discutidas e elaboradas juntamente com chefias da Embrapa, Jurídico e equipes do PA1 e PA9 estratégias para finalização tencológica junto ao setor privado com aporte financeiro externo para complementação financeira e auxiliar a inserção de tecnologias na cadeia produtiva.

3. Gerenciamento de dados técnicos para definição de estratégias registro de tecnologias – Herbert Lima – CPAC.
     A atividade tem por finalidade acompanhar e analisar os dados brutos gerados pelas diferentes equipes da rede, sob a ótica técnica, com a finalidade identificar se o trabalho é passível de publicação ou proteção numa avaliação preliminar, evitando, assim,  divulgações indevidas. Também tem por meta orientar a junção de trabalhos cujos dados por si só seriam insuficientes para gerar um artigo completo. Neste sentido a atividade teria o papel de catalizar a aproximação das equipes e organização das autorias (conforme metodologia apresentada em anexo ao projeto: descrição metodológica.pdf). Sendo os dados passíveis de patenteamento na análise preliminar, o responsável pela atividade contatará o responsável da atividade 2 do PA9 para que este oriente as equipes quanto a elaboração do documento e realize a avaliação mais aprofundada da patenteabilidade bem como os ajustes na formatação dos textos para tornar a inovação evidente aos olhos do leigo.

4. Instrução técnica de contratos e de autorizações da Passitec – Ana Costa – CPAC.
     Conforme estratégia de ação estabelecida no PA 9, a atividade tem por finalidade subsidiar a atividade 5 do PA9 com as informações técnicas necessárias para a consolidação de contratos de parcerias e registros. Conforme o caso, receberá orientação da atividade 4 daquele PA. Além destas atribuições a atividade também é responsável pela elaboração e encaminhamento das autorizaçõespara as agências regulatórias de pesquisa como CGEN, IBAMA, e no auxílio para a obtenção das autorizações de pesquisa junto aos respectivos comitês de ética em apoio às equipes do PA7 e 8.

5. Intercâmbio de informações e resultados das Redes de Melhoramento do Maracujazeiro e Passitec – Fábio Faleiro- CPAC.
     A atividade tem por finalidade promover o fluxo de informações entre as redes de Melhoramento Genético do Maracujazeiro e Rede Passitec com o propósito de orientar estudos, indicar material potencial para posterior desenvolvimento tecnológico, repassar informações de manejo e comportamento biológico obtidos pela Rede Passitec às equipes do melhoramento. Sincronizar ações de lançamento de variedades estudadas por ambas as redes com as informações técnicas para produção e estruturação produtiva do setor de processamento/ingredientes/produto.

6. Intercâmbio de informações e resultados entre as Redes de APL Maracujá e Passitec – Sérgio Cenci – CTAA.
     A atividade tem por objetivo promover o fluxo de informações entre as redes de Beneficiamento e Uso de Subprodutos do Maracujá Comercial e Rede Passitec com o propósito de orientar estudos, indicar tecnologias potenciais para o setor produtivo, repassar informações de manejo e comportamento biológico obtidos pela Rede Passitec às equipes do Beneficiamento. Sincronizar as atividades de implementação de tecnologias de forma a favorecer organização das cadeias produtiva para os novos ingredientes e produtos.

7. Intercâmbio de informações e resultados entre as Redes de Serviços Ambientais (Ecoserviços) e Passitec – Fabiana de Goes de Aquino – CPAC.
     A atividade tem por objetivo promover o fluxo de informações entre as redes de serviços ambientais e Rede Passitec com a finalidade de fortalecer as ações de pesquisa, promover a troca de experiências entre as equipes.

8. Intercâmbio de informações e resultados entre as Redes de Desenvolvimento Rural e Passitec – Marcelo Gastal – CPAC.
     A atividade tem por objetivo promover o fluxo de informações entre as redes de Desenvolvimento Rural e Rede Passitec com a finalidade de fortalecer as ações de pesquisa, promover a troca de experiências entre as equipes.

9. Parceria internacional e transferência de amostras – Ana Costa – CPAC.
     A atividade tem por finalidade viabilizar as colaborações internacionais existentes e prospectar novas oportunidades que possam contribuir para o alcance das metas do projeto. No caso de transferência de amostras, fornecerá orientações quanto às legislações que devem ser atendidas (caso a caso), auxiliará na obtenção das documentações necessárias e coordenará a logística de envio de amostras sempre que necessário.

Cronograma do Plano de Ação 1:

1. Acompanhamento das atividades de cada plano de ação por meio de reuniões técnicas– Ana Costa – CPAC.
2. Elaboração de relatórios técnicos e gerenciamento de recursos – Ana Costa – CPAC.
3. Gerenciamento dados para patente e publicação – Herbert Lima – CPAC.
4. Gerenciar a elaboração de contratos e autorizações– Ana Costa – CPAC.
5. Intercâmbio de informações e resultados entre as Redes de Melhoramento do Maracujazeiro e Passitec.– Fábio Faleiro- CPAC.
6. Intercâmbio de informações e resultados entre as Redes APL Maracujá e Passitec – Sérgio Cenci – CTAA.
7. Intercâmbio de informações e resultados entre as Redes de Serviços Ambientais e Passitec – Fabiana de Goes de Aquino – CPAC.
8. Intercâmbio de informações e resultados entre as Redes de Desenvolvimento Rural e Passitec – Marcelo Gastal – CPAC.
9. Parceria internacional e intercâmbio de amostras – Ana Costa – CPAC.

 

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