PLANO DE AÇÃO 4

APRESENTAÇÃO | OBJETIVOS | PORQUE ESTUDAR PASSIFLORAS? | ESTADO DA ARTE | ORGANIZAÇÃO DA PESQUISA | RESULTADOS DA PESQUISA | RESULTADOS DO PROJETO | EVENTOS | EQUIPE | ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA | BIODIVERSIDADE E PASSIFLORAS | MÍDIA | TECNOLOGIAS DA REDE PASSITEC |PARCERIAS E PROJETOS NO TEMA PASSIFLORA | PUBLICAÇÕES RELACIONADAS (OUTRAS REDES)

 

Plano de Ação 4 - MONITORAMENTO E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA.
Início: Dezembro de 2012
Duração: 36 meses
Pesquisador responsável: Sonia Maria Costa Celestino (CPAC)

Descrição:
     Os compostos fenólicos e as poliaminas apresentam ação antioxidante e são encontrados em vários tecidos da planta como folhas, frutos e flores, participando de respostas a estresses ambientais nas plantas (HUANG J., et. al., 2010) (MENDONÇA, 2009).  Estudos demonstram que o consumo de substâncias antioxidantes na dieta diária pode produzir uma ação protetora efetiva contra processos oxidativos causadores de várias doenças que ocorrem no organismo. O monitoramento do perfil de fenólicos e poliaminas em tecidos da planta cultivada em diferentes regiões do país e o estudo das variações destes perfis e composição nutricional após um processamento agroindustrial permite a otimização das condições de cultivo e das etapas de transformação para a obtenção de um produto com níveis potencializados de antioxidantes e nutrientes. Para tanto, serão monitorados frutos provenientes de cultivos de diferentes regiões do país o cultivo in vitro de tecidos e posteriormente os ingredientes/produtos elaborados a partir destas matérias primas.
 

Objetivo:
     As atividades deste plano de ação farão o monitoramento da biossíntese de compostos fenólicos e poliaminas em folhas e frutos (casca, polpa e semente) das espécies do gênero Passiflora sob diferentes condições de cultivo e o monitoramento das mudanças destes perfis e composição nutricional decorrentes do processamento agroindustrial para potencializar o uso dos produtos como alimento funcional e medicinal.

Atividades:
1. Avaliação do perfil de flavonoides na casca, polpa e semente de P. tenuifila, P. setacea, P. alata e P. edulis cultivados pelo sistema convencional na região Centro Oeste – Maria Inés Genovesi – USP.
     A atividade irá realizar a determinação do perfil de flavonoides presentes em diferentes partes da do fruto nas folhas de espécies de Passiflora cultivadas na unidade de observação da Embrapa Cerrados no DF.

2. Avaliação do perfil de fenólicos nas folhas e frutos (casca, polpa e sementes) de Passifloras cultivadas na Região Nordeste – CNPAT – Edy Sousa de Brito – CNPAT.
     A atividade realizará a determinação do perfil e a quantificação dos principais compostos fenólicos presentes nas amostras de espécies Passiflora cultivadas na UO de Fortaleza presentes na casca, polpa semente e folhas do fruto com a finalidade de gerar informações que permitam avaliar a equivalência dos bioativos em função das condições de cultivo.

3. Avaliação do perfil de fenólicos nas folhas e frutos (casca, polpa e sementes) de Passifloras cultivadas na Região Sudeste – Antonio Soares CTAA.
     A atividade realizará a comparação entre o perfil fenólico obtido nas plantas cultivadas no Rio de Janeiro e São Paulo com vistas à avaliação de equivalência de constituintes e zoneamento de produção.

4. Monitoramento dos teores de aminas bioativas nas folhas e frutos de diferentes espécies de Passiflora sob diferentes condições de cultivo e nos produtos processados – Maria Beatriz Glória – UFMG.
     A avaliação do perfil de poliaminas, além de resultados qualitativos, tem por finalidade fornecer a quantificação das principais aminas presentes nas amostras, o que permite a diferenciação entre as espécies Passiflora, a obtenção de respostas da planta às variações das condições de cultivo e a verificação das mudanças na matéria-prima com o processamento.

5. Monitoramento da atividade antioxidante da polpa dos frutos de diferentes espécies de Passiflora sob diferentes condições de cultivo– Gláucia Pastori – UNICAMP.
     A atividade antioxidante dos compostos presentes em polpas de frutos obtidos sob diferentes condições de cultivo será monitorada com a finalidade de verificar a influência das regiões e condições de cultivo na atividade antioxidante de frutos.

6. Avaliação das mudanças no perfil de compostos fenólicos das ingredientes/produtos de Passiflora dos processamentos agroindustrial realizado pelo CNPAT – Edy Sousa de Brito (CNPAT).
     A atividade realizará a determinação do perfil e a quantificação dos principais compostos fenólicos presentes nos ingredientes/produtos obtidos do processamento de espécies Passiflora cultivadas na UO de Fortaleza com a finalidade de gerar informações que permitam avaliar a equivalência dos bioativos após o processamento.

7. Monitoramento dos teores de aminas bioativas nos ingredientes de Passiflora – Maria Beatriz Glória  – UFMG.
     A avaliação do perfil de poliaminas no ingrediente obtido da Passiflora permitirá avaliar sua qualidade funcional sob o ponto de vista deste composto e influência do processamento nos teores de aminas bioativas.

8. Monitoramento dos teores totais de fenólicos e flavonoides nos explantes de P. setacea e P. tenuifila – Ana Maria Viana – UFSC.
     O monitoramento dos teores totais de fenólicos e flavonoides nos explantes permitirá avaliar a influência das condições ambientais de cultivo in vitro na expressão de bioativos.

9. Monitoramento da composição nutricional dos alimentos sorvete e iogurte– Eliana Paula Ribeiro – IMT.
     No desenvolvimento de novos produtos a avaliação nutricional de um alimento é importante para verificar a adequação do produto na dieta de indivíduos e populações. Esta atividade avaliará os teores de umidade, proteína, lipídios, cinzas e carboidratos de produtos (sorvete e iogurte) processados a partir dos frutos de Passiflora.

10. Monitoramento da qualidade funcional dos alimentos – Sonia Maria Costa Celestino – CPAC.
     Os alimentos processados da atividade 5 serão avaliados quanto ao teor de compostos funcionais (polifenóis, flavonoides e fibras) para complementação da avaliação nutricional da atividade 5.

11. Teores e composição de açucares em frutos/ingredientes de Passifloras – Lívia Pineli – UnB.
     A atividade tem por finalidade avaliar os teores de açúcares redutores e não redutores em frutos/ingredientes a base de Passiflora.
 

Cronograma do Plano de Ação:
1. Avaliação do perfil de flavonoides na casca, polpa e semente de P. tenuifila, P. setacea, P. alata e P. edulis cultivados pelo sistema convencional na região Centro Oeste – Maria Inés Genovesi – USP.
2. Avaliação do perfil de fenólicos nas folhas e frutos (casca, polpa e sementes) de Passifloras cultivadas na Região Nordeste – Edi Brito – CNPAT
3. Avaliação do perfil de fenólicos nas folhas e frutos (casca, polpa e sementes) de Passifloras cultivadas na Região Sudeste – Antonio Soares CTAA
4. Monitoramento dos teores de aminas bioativas  nas folhas e frutos de diferentes espécies de Passiflora sob diferentes condições de cultivo  – Maria Beatriz Glória  – UFMG
5. Monitoramento da atividade antioxidante da polpa dos frutos de diferentes espécies de Passiflora – Gláucia Pastori – UNICAMP
6. Avaliação das mudanças no perfil de compostos fenólicos das polpas/ingredientes de Passiflora dos processamentos agroindustrial realizado pelo CNPAT – Edy Sousa de Brito (CNPAT)
7. Monitoramento dos teores de aminas bioativas em produtos de Passifloras – Maria Beatriz Glória  – UFMG
8. Monitoramento dos teores totais de fenólicos e flavonoides nos explantes de P. setacea e P. tenuifila – Ana Maria Viana – UFSC
9. Monitoramento da composição nutricional dos alimentos sorvete e iogurte– Eliana Paula Ribeiro – IMT
10. Monitoramento da qualidade funcional dos alimentos – Sonia Maria Costa Celestino – CPAC
11. Teores e composição de açúcares em frutos/produtos de Passifloras – Lívia Pineli – UnB.

VOLTAR